Lá Vem Arte!
Sábado Cultural... Lá Vem Arte!
Uma exposição de arte dentro
da escola. Isso não é novidade nos dias de hoje, porém, não falo de qualquer
exposição! Primeiro, porque ao chegar, a movimentação na rua demonstra que algo
grandioso esta por acontecer. Depois, você percebe que no meio dessa rua três
veículos estão estrategicamente colocados ali para algo que esta por vir: a
intervenção! Uma delas! Porque quando você entra pelo portão dessa escola é
recebido pela diretora, por professoras, pelos alunos que fazem questão de
mostrar o que produziram durante o ano. E é desse jeito há 25 anos!
No último sábado (09), a
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental St. Patrick de Passo Fundo realizou
o evento que celebra tudo aquilo que foi produzido por seus alunos durante o
ano. E sim, tem trabalho de todos os estudantes. Desde a Educação Infantil até
os maiores do Ensino Fundamental II.
O Sábado Cultural é mais que um evento artístico. É um programa permanente de imersão de alunos e professores no universo da cultura. Através da arte e suas inúmeras expressões a equipe da escola expõe o que os alunos criaram e convidam os pais, tios, primos, amigos, enfim, todos, a entrarem nesse mundo dinâmico e criativo.
Pelo ambiente interno e
externo da escola, nas salas de aula, nos corredores, no pátio, no tatame, nos
locais exploratórios, o visitante percebe que o que esta sendo mostrado ali vai
muito além de um trabalho escolar. Você já parou para pensar no efeito
transformador que passa uma criança do início do ensino fundamental ao criar
autorretratos e retratos sobre Van Gogh, Frida Kahlo, dentre outros? E quando
uma criança do 1º ano é estimulada a pensar em animais surreais... Ou nos
trabalhos sobre Salvador Dalí e as representações da passagem do tempo... São
situações que fazem muita diferença no aprender e “ler” o mundo.
O Sábado Cultural reuniu
trabalhos em pintura como o Projeto Humanae
dos alunos do 8ºe 9º ano que pintaram painéis em papel kraft e fizeram retratos
com diversos tons de pele. Em uma sala transformada em auditório os estudantes
do 6º e 7º ano realizaram através da linguagem do teatro a releitura de obras
de artistas como Tarsilla do Amaral e As
Meninas de Velázquez. Quadro de 1656 que aborda questões sobre realidade e
ilusão criando uma relação entre o observador e as figuras ali representadas. A
obra é uma das mais analisadas da pintura ocidental.
Outro quadro retratado pelos
alunos foi Os comedores de batata de
Van Gogh. O quadro pertence à primeira fase da pintura do artista, nessa época
sob influência do realista francês Millet. Na obra ele fala sobre miséria e
retrata a desesperança das pessoas humildes. Van Gogh as ilustra com suas
características rudes, sem embelezamento.
E o que dizer da Guernica de Pablo Picasso! A obra é uma
das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do
cubismo. O quadro revela os efeitos da guerra em uma população. O artista se
inspirou no bombardeio realizado na cidade de Guernica em 26 de abril de 1937.
Neste dia, aviões alemães da Legião Condor destruíram quase que completamente a
cidade espanhola.
Os mesmos alunos do 6º e 7º
ano, expedicionários que viajaram até o Uruguai em maio deste ano, contaram em
diários de viagem os aprendizados e as façanhas realizadas no país vizinho. A
aventura foi retratada com o nome de Expedicion
Cisplatina. Já no espaço destinado ao Museu da PUC teve trabalho sobre os
Aracnídeos (4º ano) e desenhos dos mamíferos marinhos (6º e 7º ano), com ficha
explicativa dos alunos que estão se formando na escola (9º ano).
Além de teatro o Sábado
Cultural teve trabalho sobre Pintura Egípcia - Planalto de Gizé na areia com os
alunos do 6º ano, Seres Imaginários com as crianças do 5º ano, Pirâmides
Astecas em areia e trabalhos artísticos de tapeçaria com os alunos do 4º ano, também
desenhos da escola no estilo de Alfredo Volpi (3º ano), cenários dos contos de
fadas segundo Paul Klee com os jovens do 4º ano, máscaras africanas e grafismos
(7º ano), desenhos de jogos infantis e ícones literários (8º ano), painel de
criação digital (8º e 9º ano) e pinturas das Vênus Pré-Históricas (6º ano).
E quando falo sobre a
interatividade ressalto que nos muros da escola foram colocados diversos rostos
coloridos sem algumas partes importantes do corpo como olhos, boca, nariz... Para
completar materiais de desenhos foram disponibilizados para que o visitante pudesse
preencher como achasse melhor...
E as crianças? Eu disse no
início desse texto dos carros estrategicamente colocados na rua... Pois ali
estavam para serem manipulados do jeito mais lúdico, interessante e
descontraído possível, ou seja, com pintura! Os pequeninos braços deslizavam pinceis
curiosos, rápidos, precisos, pela lataria dos carros, transformando o que antes
era uma pintura cansada e desgastada, em um mosaico de cores, formas e
texturas. Você pode imaginar a alegria de crianças da Educação Infantil,
algumas do Ensino Fundamental I, fazendo dos carros a extensão de seus próprios
pensamentos... Incrível não é mesmo?
E o mais legal é que essa
interatividade com releituras, intervenções, manifestações e o que mais você
quiser chamar acontece todo o ano. Então, fiquemos tranquilos, porque ano que
vem tem mais...
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