Lá Vem Arte!



Sábado Cultural... Lá Vem Arte!

Uma exposição de arte dentro da escola. Isso não é novidade nos dias de hoje, porém, não falo de qualquer exposição! Primeiro, porque ao chegar, a movimentação na rua demonstra que algo grandioso esta por acontecer. Depois, você percebe que no meio dessa rua três veículos estão estrategicamente colocados ali para algo que esta por vir: a intervenção! Uma delas! Porque quando você entra pelo portão dessa escola é recebido pela diretora, por professoras, pelos alunos que fazem questão de mostrar o que produziram durante o ano. E é desse jeito há 25 anos!

No último sábado (09), a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental St. Patrick de Passo Fundo realizou o evento que celebra tudo aquilo que foi produzido por seus alunos durante o ano. E sim, tem trabalho de todos os estudantes. Desde a Educação Infantil até os maiores do Ensino Fundamental II.



O Sábado Cultural é mais que um evento artístico. É um programa permanente de imersão de alunos e professores no universo da cultura. Através da arte e suas inúmeras expressões a equipe da escola expõe o que os alunos criaram e convidam os pais, tios, primos, amigos, enfim, todos, a entrarem nesse mundo dinâmico e criativo.

Pelo ambiente interno e externo da escola, nas salas de aula, nos corredores, no pátio, no tatame, nos locais exploratórios, o visitante percebe que o que esta sendo mostrado ali vai muito além de um trabalho escolar. Você já parou para pensar no efeito transformador que passa uma criança do início do ensino fundamental ao criar autorretratos e retratos sobre Van Gogh, Frida Kahlo, dentre outros? E quando uma criança do 1º ano é estimulada a pensar em animais surreais... Ou nos trabalhos sobre Salvador Dalí e as representações da passagem do tempo... São situações que fazem muita diferença no aprender e “ler” o mundo.


O Sábado Cultural reuniu trabalhos em pintura como o Projeto Humanae dos alunos do 8ºe 9º ano que pintaram painéis em papel kraft e fizeram retratos com diversos tons de pele. Em uma sala transformada em auditório os estudantes do 6º e 7º ano realizaram através da linguagem do teatro a releitura de obras de artistas como Tarsilla do Amaral e As Meninas de Velázquez. Quadro de 1656 que aborda questões sobre realidade e ilusão criando uma relação entre o observador e as figuras ali representadas. A obra é uma das mais analisadas da pintura ocidental.


Outro quadro retratado pelos alunos foi Os comedores de batata de Van Gogh. O quadro pertence à primeira fase da pintura do artista, nessa época sob influência do realista francês Millet. Na obra ele fala sobre miséria e retrata a desesperança das pessoas humildes. Van Gogh as ilustra com suas características rudes, sem embelezamento.


E o que dizer da Guernica de Pablo Picasso! A obra é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo. O quadro revela os efeitos da guerra em uma população. O artista se inspirou no bombardeio realizado na cidade de Guernica em 26 de abril de 1937. Neste dia, aviões alemães da Legião Condor destruíram quase que completamente a cidade espanhola.


Os mesmos alunos do 6º e 7º ano, expedicionários que viajaram até o Uruguai em maio deste ano, contaram em diários de viagem os aprendizados e as façanhas realizadas no país vizinho. A aventura foi retratada com o nome de Expedicion Cisplatina. Já no espaço destinado ao Museu da PUC teve trabalho sobre os Aracnídeos (4º ano) e desenhos dos mamíferos marinhos (6º e 7º ano), com ficha explicativa dos alunos que estão se formando na escola (9º ano).

Além de teatro o Sábado Cultural teve trabalho sobre Pintura Egípcia - Planalto de Gizé na areia com os alunos do 6º ano, Seres Imaginários com as crianças do 5º ano, Pirâmides Astecas em areia e trabalhos artísticos de tapeçaria com os alunos do 4º ano, também desenhos da escola no estilo de Alfredo Volpi (3º ano), cenários dos contos de fadas segundo Paul Klee com os jovens do 4º ano, máscaras africanas e grafismos (7º ano), desenhos de jogos infantis e ícones literários (8º ano), painel de criação digital (8º e 9º ano) e pinturas das Vênus Pré-Históricas (6º ano).

E quando falo sobre a interatividade ressalto que nos muros da escola foram colocados diversos rostos coloridos sem algumas partes importantes do corpo como olhos, boca, nariz... Para completar materiais de desenhos foram disponibilizados para que o visitante pudesse preencher como achasse melhor...

E as crianças? Eu disse no início desse texto dos carros estrategicamente colocados na rua... Pois ali estavam para serem manipulados do jeito mais lúdico, interessante e descontraído possível, ou seja, com pintura! Os pequeninos braços deslizavam pinceis curiosos, rápidos, precisos, pela lataria dos carros, transformando o que antes era uma pintura cansada e desgastada, em um mosaico de cores, formas e texturas. Você pode imaginar a alegria de crianças da Educação Infantil, algumas do Ensino Fundamental I, fazendo dos carros a extensão de seus próprios pensamentos... Incrível não é mesmo?






E o mais legal é que essa interatividade com releituras, intervenções, manifestações e o que mais você quiser chamar acontece todo o ano. Então, fiquemos tranquilos, porque ano que vem tem mais...



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