Portugal, pois, pois!


Pensei muito em compartilhar minhas "parcas" experiências de viagens por aqui em razão de que não sou tão viajado assim e o que sei tirei dos livros de história e programas de tv. Mas, depois de atravessar o oceano com esposa e filho percebi que o mundo é bem menor do que pensamos.

Viajar é uma experiência única (e esse é o maior dos clichês quando se fala nesse assunto), mas é a mais verdadeira. Nada se compara a embarcar na própria "barca" da coragem e desbravar aquilo que sua mente e coração aguardou por longo tempo.


Então imagine ir para um país que tem um significado imenso para os brasileiros! Portugal é muito mais que um país para nós. É a nossa ancestralidade representada em poucos quilômetros se comparado com o nosso continente (Brasil).

Fizemos uma viagem exploratória (isso mesmo) de 10 dias e 9 cidades. Com base em Lisboa e Porto (sul e norte do país), desbravamos os locais frequentados por turistas do mundo todo (muitos europeus e asiáticos), mas também passamos por ruelas centenárias e locais que só um olhar despreocupado e curioso em procurar o diferente é capaz de encontrar.


É aquilo que digo sempre: se for viajar, solte suas amarras e procure olhar o que o outro não vê! Claro que em viagem tem os locais que são meio que uma obrigação visitar e fazer aquela fotinho é legal também, mas uma cidade, uma região dentro de um país oferece milhares de possibilidades. E aí pra você viajante a decisão mais importante é: o que irei olhar primeiro? Que cidade visitarei? Que castelo, palácio? E aquele pub, restaurante?

Te digo que essas decisões não são fáceis, especialmente para quem gosta de saber, conhecer, perceber, sentir, olhar, cheirar, ver, cada pedra colocada, cada detalhe de rua, janela, porta, sacadinha, enfim. Somos assim!


E Portugal é o país das sacadinhas floridas, das portas medievais, dos casarios que você olha pelo lado de fora e se surpreende muito ao conferir por dentro. Casas com conforto, estrutura, preparadas para o clima muitas vezes hostil do inverno europeu.

Por ser um país litorâneo o vento que vem do Atlântico é constante e quase sempre frio. Não chove constantemente como no Reino Unido, embora a maresia marítima pode ser sentida. E foi ali que descobrimos o porque de tantos azulejos nas casas portuguesas. Mais que uma questão estética, o azulejo ajuda na conservação das paredes e protege dos efeitos do mar.

E nessa viagem estar em cidades históricas como Lisboa, Cascais e seu lindo litoral de casas belíssimas (eu moraria nessa cidade que serviu de refúgio de verão a família real portuguesa por séculos), ou Sintra e seus inúmeros palácios com sua cidade histórica medieval, onde você entra em uma porta qualquer de um estabelecimento e se depara com um restaurante show!!! É Incrível!

E Óbidos? Essa vila medieval conta com 100 moradores e um terreno custa na faixa de 1 milhão de Euros. Pois é! No passado era oferecida como "dote" de princesas para reis de diferentes épocas... Esse foi o lugar que mais gostamos de conhecer.




Por ser um país pequeno e rico em história não tem como não citar Coimbra! Que espetáculo de cidade é essa que mistura o antigo e o novo sem perder o charme e a beleza. A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa e sua biblioteca é de tirar o fôlego! Não deixe de visitá-la (Biblioteca Joanina) e conhecer sua prisão, seus salões e principalmente a grandeza do espaço principal todo radiante em ouro e riqueza cultural.





Sugiro no mínimo uma tarde inteira para visitar o que a Universidade oferece. Além dos espaços abertos ao público, tem ainda exposições fixas e temporárias sobre ciência natural, física ou qualquer outra área do conhecimento.


E Porto? Confesso que quando chegamos de carro tomamos um susto! Sim, porque suas ruas são estreitíssimas, as quadras não seguem uma lógica e para estacionar te digo, é uma dificuldade. Por isso deixamos o carro de lado e usamos muito o metrô. Aí esta a saída para esta ou qualquer outra cidade que tenha este serviço. O trem é um recurso bom e barato que depois que você aprende a usar, não para mais.




A cidade do Porto é uma das mais antigas da Europa Ocidental. Estrategicamente colocada as margens do rio Douro foi reduto de embarcações vindas de toda a Europa e até de outras regiões do continente, para ali comercializarem seus produtos e especiarias. Assim surgiu essa que é a segunda maior cidade do país.


Ao lado da cidade do Porto tem Gaia com suas inúmeras vinícolas produtoras do vinho que leva o nome da cidade. São distribuidoras do produto que é cultivado a cerca de 300 km dali, na região do Douro, local de muitas propriedades viticultoras.


E já que você esta em Portugal não deixe de visitar a cidade de Aveiro. A poucos km de Porto, Aveiro é conhecida como a "Veneza Portuguesa" por contar com um canal de água do mar e que no passado servia para a produção e distribuição de sal. Não fique sem passear de "Moliceiro", barcos típicos da cidade.


Com programação antecipada, calma para pesquisar passeios e pontos históricos, Portugal é um país espetacular para se conhecer, especialmente de carro. Portanto, espante a poeira e desbrave essa beleza de lugar...






Comentários

  1. Que texto show! Dá vontade de arrumar a mala e partir agora mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mães Arteiras

Religiões - Islamismo

Roda de História e Leitura Compartilhada